A Construção do Conhecimento

Maria Etelvina Zen Sant Ana 1

O Conhecimento é assunto discutido em várias esferas sociais e culturais. Neste texto serão abordados alguns conceitos, o processo de apropriação, seu ciclo de desenvolvimento e o valor do Conhecimento para cada sujeito e a Instituição escola.

A sociedade enfrenta muitos desafios. Todavia, para o profissional que atua como Educador/Pesquisador pode-se afirmar que estes são potencializados, visto que a ferramenta de seu trabalho é essencialmente o Conhecimento, ou melhor, a construção deste.

Segundo TOMÉ (2010), no módulo, Gestão do Conhecimento “entende-se por conhecimento a combinação de idéias, aprendizados e modelos mentais, tácitos ou implícitos, que transformam a informação em ação.”

A partir desta citação é possível afirmar que todos os sujeitos são detentores de conhecimento e que através deste direcionam sua conduta individual, bem como atuam em seu grupo. No entanto, o nível de conhecimento de cada sujeito difere conforme o meio social em que está inserido, sendo que suas possibilidades de troca e criação dependem da cultura e da gama de informações a que tem acesso.

Quanto ao processo de criação do conhecimento TAKEUCHI em LANDAETA, (2003) diz “lo que detona este proceso de creación son lãs continuas interacciones de este “indivíduo” con otros agentes, fuentes de información, conocimiento y experiências previas”.

De maneira concomitante ao aumento da complexidade do mundo, ocorre a urgência do sujeito em ampliar sua bagagem cultural, estabelecer novas conexões e interações com outros indivíduos e outras instituições para que tenha uma janela conceitual em crescimento contínuo que possibilite-o se perceber, interpretar, compreender e transformar o mundo através de ações sustentadas no conhecimento. Entretanto, vale destacar que, estando o sujeito dentro de um meio social, a formação de valores e a construção de conhecimento jamais se dará de forma neutra, estará sim envolvida pelo poder em ação na sociedade.

Contudo, é necessário que o Professor/Educador compreenda como acontece o processo de assimilação de novos saberes, para que em suas aulas utilize estratégias e procedimentos que possibilitem ao aluno o desenvolvimento de um novo ciclo de criação do conhecimento.
Este processo cíclico de criação e captação, distribuição, assimilação e aplicação, reutilização e renovação do conhecimento, segundo LANDAETA, acontece em quatro Dimensões: da Inteligência, da distribuição, da Aprendizagem e da Renovação.

O educador deve conhecer o ciclo, as suas dimensões e ter consciência que o conhecimento nasce sempre no indivíduo. Para então compreender, que o processo de aprendizagem é desencadeado por meio de intervenções didáticas, tendo como ponto de partida a socialização do conhecimento tácito, que na seqüência, com a externalização, passa a ser explícito.

A constância deste ciclo produz um feed back, que modifica o conhecimento de explícito em tácito, reiniciando, assim, sempre um novo ciclo, sendo que a cada ciclo o potencial de criação de novos conhecimentos se amplia e possibilita aos alunos a articulação destes não somente em sala de aula, mas também dentro de outros contextos.

A partir da contextualização do conhecimento, professor e aluno darão maior valor a este bem que é pessoal, de utilização inesgotável e serve de norte para a ação dos indivíduos nos diferentes contextos sociais e culturais.

1 Acadêmica do Curso de Mestrado em Ciências da Educação. Formação superior em Pedagogia com Especialização em Didática e Práticas de Ensino. Atua como Supervisora de Educação Básica e Profissional na rede estadual de ensino do Estado de Santa Catarina – Brasil. pretazen1@hotmail.com
.
REFERÊNCIAS

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 12 ed. Soa Paulo. Cortez 2008

LANDAETA, Reinaldo Plaz. Gestión del conocimiento: uma visión integradora del aprendizaje organizacional. Revista de Investigación em Gestión de la Innovación y Tecnologia. Número 18, agosto - septiembre 2003

MATURANA, H. R. e VARELA, F. J., A árvore do conhecimento. Campinas: Psy, 1987

TOMÉ, Miguel Angel Cifuentes. Módulo - Gestão do Conhecimento. Universidade Del Mar. Mestrado em Ciências da Educação. Abril 2010.

TORRES, José Júlio Martins. Teoria da Complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia. I EBEC – PUC/PR – Curitiba, PR, Brasil, julho de 2005.


Capacitação Introdução à Educação Digital 3º encontro



Criação de blogs


Além de aprofundarmos um pouco o uso e as ferramentas disponíveis no email, como bate-papo, grupos, e principalmente o blog.


Atividades a ditância:

1. Elabore uma atividade utilizando seu blog (o tema pode ser baseado em sua área de atuação), você poderá promover uma discussão sobre o assunto que está trabalhando em sala, ou postar uma atividade já realizada e pedir para que avaliem o trabalho no ambiente no blog, ou seja, este deverá ser uma ferramenta do seu projeto.

2. Poste no seu blog os dois textos solicitados nos encontros anteriores, visite os blogs dos seu colegas e comente. (os blogs dos cursistas estão listados a direita deste)

Capacitação Introdução à Educação Digital 2º Encontro



Neste segundo encontro, abordaremos os temas das seguintes Unidades: II, III e IV os conteúdos estão disponíveis no CD do curso, na apostila Introdução à Educação Digital, também disponível no site http://webeduc.mec.gov.br/Proinfo-integrado
Grade conteúdos:

· Edição básica de texto: BROficce Write
· Navegação Internet: Mozilla Firefox
· Recursos Básicos de pesquisa na Internet
· Exportar texto em formato PDF
· Funcionalidade do email e seus recursos
· Segurança na Internet
· Netiqueta: regras de etiqueta para Internet
· Debate na rede.

Atividades à distância:

1) Leitura dos textos referentes às unidades: II, III e IV.
2) Elabore um texto sobre os questionamentos abaixo:
*Faça uma pesquisa em sua escola sobre a disponibilidade das tecnologias para os professores e alunos;
* Pesquise com seus alunos de que forma eles utilizam o computador e a Internet. Para pesquisas? Quais as ferramentas da unidade III e IV eles mais utilizam e para quais fins?
Utilize um editor de texto de preferência o BROFICCE Write (disponível no laboratório de Informática) e encaminha pra o seguinte email: ituporangante@gmail.com
Identificar seu trabalho, informando os dados a seguir (Cabeçalho):
Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE 13ª SDR/GERED Ituporanga SC
Curso de Capacitação de Introdução à Educação Digital
Cursista:
Atividade: atividade 2, 2º encontro.
Prazo de entrega atividade 2:
Grupo 1: 24 de maio 2010
Grupo 2: 31 de maio 2010
Atenção: Respeite os direitos autorais, cite as fontes pesquisadas.

Seguidores