CAPACITAÇÃO REALIZADA NO NTE COM OS ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO DAS UNIDADES ESCOLARES GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE ITUPORANGA

Gerência de Educação de Ituporanga reuniu Assistentes Técnico-pedagógicos na 13ª SDR Ituporanga (11/08/2009)
A Gerência de Educação da 13ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga reuniu na tarde desta terça-feira (11),no NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional, os Assistentes Técnico-Pedagógicos (ATP) dos municípios que compõem a SDR para discutir sobre o sistema estadual de ensino. O grupo, coordenado pela supervisora de ensino da SDR Ituporanga, Maria Etelvina Santana, tratou de assuntos como a legislação de ensino, atribuição da função e lei de diretrizes e base da educação nacional. Também esteve em pauta o estudo da resolução que trata sobre o sistema de avaliação escolar dos alunos.Qual a função do servidor ATP?O Assistente Técnico-Pedagógico é um servidor público que participa de estudos e pesquisas de natureza técnica sobre administração geral e especifica de ensino. Em geral, ele participa da execução de programas e projetos educacionais e presta auxílio no desenvolvimento de atividades relativas à assistência de segmentos envolvidos diretamente com o processo ensino-aprendizagem.No ano de 2005 uma lei complementar acrescentou novas atribuições a função, tais como: auxiliar na distribuição dos recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola; participar do planejamento curricular; ter compromisso com o atendimento às reais necessidades escolares; participar dos conselhos de classe, reuniões pedagógicas e grupos de estudo; auxiliar na administração e organização das bibliotecas escolares e executar outras atividades de acordo com as necessidades da escola.Para desempenhar essas funções, o servidor terá de ter a habilitação profissional de conclusão de curso superior em licenciatura plena na área da educação.

LABORATÓRIOS DAS UNIDADES ESCOLARES DA 13ª SDR-GERED-ITUPORANGA







ALUNOS UTILIZANDO OS LABORATÓRIOS DE
INFORMÁTICA





"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".










SALAS INFORMATIZADAS MOTIVAM ALUNOS E PROFESSORES NA MUDANÇA DE PARADIGMAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO




As Salas Informatizada são coordenadas pelos Professores ACTs contratados para auxiliar os professores diariamente no uso da SI.





CAPACITAÇÃO DE ACTs DAS SALAS INFORMATIZADAS DAS ESCOLAS PERTENCENTES A 13ª SDR - GERED- ITUPORANGA

O NTE de Ituporanga, está realizando a capacitação - Introdução à Educação Digital - Linux Educacional com os Professores ACTs contratados para atuarem nas Salas Informatizadas das Unidades Escolares.
O objetivo principal além da capacitação, é que conheçam as funções à eles atribuídas no apoio aos professores na utilização da Sala Informatizada no uso pedagógico com os alunos.
O apoio deste profissional aos professores no uso pedagógico da SI será de suma importância para o desenvolvimento de projetos significativos e colaborativos nas Unidades Escolares.
O Professor Monitor não ministra aulas, mas deve criar condições para que cada professor e aluno percebam que a partir do computador e da internet, e a partir de suas orientações terão condições de construir a aprendizagem de forma autônoma, coletiva e independente.

Você professor Monitor, ao assumir esse papel coloca-se à disposição do professor e dos alunos para esclarecer dúvidas, superar dificuldades, a vencer medos e a conquistar novos espaços.
Por se tratar de um espaço de aprendizagem, todos os envolvidos estão num processo de construção, de aprendizagem contínua, exigindo esforço, dedicação, estudo e compromisso.
O maior responsável pela aprendizagem das diversas linguagens midiáticas do usuário é ele próprio. Contudo, para o desenvolvimento dessa capacidade, ele necessita da ajuda de um Monitor, sobretudo quando sabemos que muitos usuários nunca manusearam um computador.
O PAPEL DO PROFESSOR MONITOR NA SALA INFORMATIZADA ESTÁ FOCADO EM:
FACILITADOR
MEDIADOR
MOTIVADOR
ORIENTADOR
AVALIADOR

EEB. SILVA JARDIM - ALFREDO WAGNER - 13ª SDR


2009, pelo terceiro ano consecutivo, a Escola que recebe o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, pertence a 13ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Gerência de Educação de Ituporanga.

A Escola Premiada é a EEB. Silva Jardim do Município de Alfredo Wagner


EEB. DR. FREDERICO ROLLA - 13ª SDR

EEB. DR. FREDERICO ROLLA - ATALANTA
Escola que no ano de 2008 recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
A Escola também pertence a 13ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Gerência de Educação de Ituporanga.

EEF. JOÃO CARLOS THIESEN - 13ª SDR



EEF. JOÃO CARLOS THIESEN - ITUPORANGA

A Unidade Escolar pertence a 13ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - Gerência de Educação de Ituporanga.
Em 2007 a Escola recebeu o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

EEB. SILVA JARDIM - ALFREDO WAGNER

13ª SDR - GERED - ITUPORANGA



A EEB Silva Jardim, do município de Alfredo Wagner, é a representante de Santa Catarina no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A unidade, pertencente à Gerência Regional de Ituporanga, venceu a etapa estadual realizada nesta quinta-feira (6) na Secretaria de Estado da Educação.
O Comitê Estadual de Avaliação selecionou o projeto apresentado pela EEB Silva Jardim como o melhor entre os 30 trabalhos das instituições escolares do Estado que se inscreveram na premiação. Além da oportunidade de representar Santa Catarina nacionalmente, a escola recebeu uma premiação em dinheiro de R$ 2 mil e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. O Diretor da Instituição foi contemplado o diploma de Liderança em Gestão Escolar e uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.
A próxima etapa da premiação ocorre entre os dias 12 e 22 de agosto e irá selecionar, dentre as representantes de cada estado, seis finalistas. O processo de avaliação que vai definir a Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, começa dia 25 de agosto e vai até 14 de novembro. A instituição vencedora recebe o diploma Destaque Brasil e uma premiação no valor de R$ 10 mil.
Criado em 1998, o Prêmio tem como objetivo estimular a melhoria do desempenho da unidade escolar e o sucesso da aprendizagem dos estudantes, valorizando as escolas que realizam projetos e práticas eficazes de gestão. Destaca-se também como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da auto-avaliação das escolas públicas brasileiras. Ao todo, 19.230 escolas já participaram da premiação e 580 diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar foram distribuídos.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Fundação Roberto Marinho.

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


Frente as novas tecnologias, a Educação passa por profundas mudanças, tanto estruturais como funcionais e ainda encontramos a resistência de muitos profissionais da Educação em utilizar as tecnologias disponíveis como recurso no processo Ensino-Aprendizagem







E MAIS CAPACITAÇÃO.......

Participação nos dias 27 e 28 de julho do Primeiro Pólo do Curso de Formação Continuada para o uso das Salas Informatizadas ( Bancadas - Carteira Informatizada) com representantes dos NTEs de Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Taió e também Professores ACTs contratados para trabalharem nas Salas Informatizadas das Escolas
.







Participação nas Capacitações

Capacitações:
Introdução à Educação Digital (Linux Educacional - 40hs)
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs ( 100hs)
CAPACITAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS/2009


CAPACITAÇÃO EM FORTALEZA/2008

CAPACITAÇÕES

Em 2008 iniciamos as Capacitações nas Escolas que receberam Sala Informatizada em 2007 - Proinfo Integrado/MEC.
Iniciamos 6 Pólos nas escolas com aproximadamente 20 cursistas em cada pólo. Foram realizados 4 encontros presenciais onde trabalhamos as 9 Unidades do curso: Introdução à Educação Digital - Linux Educacional.
Os Pólos foram realizados nas seguintes escolas:
EEB.Walter Probst - Aurora;
EEB. Vereador Paulo França - Ituporanga;
EEB.Bertino Silva - Leoberto Leal;
EEB. Hermes Fontes - Petrolândia;
EEB. Dr. Frederico Rolla - Atalanta,
EEB. Prefeito Frederico Probst - Petrolândia



RITA INÊS MARTINI PROBST
Multiplicadora no NTE.

PELÁGIA KUHNEN

Coordenadora e Multiplicadora no NTE

Seguidores